terça-feira, 21 de novembro de 2017

Entenda os tipos de website.


Atualmente, existem vários tipos diferentes de sites, e conhece-los vai ajudar você a identificar o que é bom para a sua empresa. Por isso, antes de criar ou reformar o site da sua marca, é extremamente importante entender qual tipo de site irá representar melhor o seu negócio.

Site Institucional

O site institucional é o mais usado pela maioria das empresas. Ele é composto, basicamente, por algumas páginas de informações sobre o negócio, serviços e produtos, preços, e formas de contato. Esse tipo de site é praticamente um cartão de visitas online.
Sites assim são bons para as empresas que querem ter a sua presença conhecida na internet, mas não têm muitas páginas para publicar ou muito o que falar. É em geral o site mais em conta para se produzir, mas tem pouca visibilidade nas buscas. É ideal para apenas apresentar sua empresa de forma profissional na internet para os seus clientes (pessoas que já conheceram sua empresa por outra forma, como por exemplo um cartão de visitas trocado ou indicação de alguém) mas é fraco para captar novos clientes nos sites de busca. Apostar nesse formato muitas vezes é desperdiçar todo o potencial que a internet pode oferecer em termos de Marketing Digital, e no sentido de aumentar a presença online de uma empresa. Trazer pessoas novas para seu site neste formato de site praticamente só é possível através de investimento em anúncios.

Site dinâmico

Em contraste com o site Institucional, como o próprio nome diz, este tipo oferece mais dinamismo e permite que alterações sejam feitas de maneira mais fácil. O conteúdo pode ser constantemente atualizado, fazendo com o que o site permaneça renovado.
Nos sites dinâmicos, além do conteúdo institucional, há a incorporação de um blog, o que dá a oportunidade para que a empresa possa investir em Marketing de Conteúdo e em Otimização para Buscadores (SEO) – duas ferramentas essenciais para atrair clientes em potencial no meio online, além de fortalecer a relação com a audiência, e atrair e nutrir os leads.
E por serem de fácil atualização e adaptação, sites dinâmicos costumam ser integrados às redes sociais, possibilitando a troca de conteúdo entre mídias – você pode postar vídeos, imagens, infográficos de outras mídias em seu site com rapidez e facilidade.

eCommerce

Também chamados de sites de comércio eletrônico, por meio de eCommerce é que é possível vender ou comprar um produto; ou contratar um serviço diretamente do computador. Um site de e-commerce é excelente para comerciantes e lojistas que pretendem expandir seus negócios, exibindo suas vitrines também no ambiente online. Eles são construídos com sistemas de verificação que permitem que o consumidor encomende diretamente da loja online, com rapidez e de forma bastante segura e intuitiva. Entretanto vale destacar que manter um eCommerce requer tempo para atualização constante da loja (incluir produtos, alterar preços, cadastrar dimensões e peso do produto para cálculo de frete, etc).

Site one-page

O que define um site one-page é que toda a informação é carregada em uma única página, à medida que o usuário percorre o conteúdo. A principal vantagem desse tipo de site é que ele funciona bem em aplicativos mobile, porque costuma levar menos tempo para carregar. Por serem bastante intuitivos, eles também são ideais para empresas que visam atingir o público mais jovem e ocupado. Ao clicar em qualquer link do menu, o site apenas rola automaticamente até a respectiva seção, não precisando carregar uma nova página.

Blogs

Os Blogs podem ser adicionais em um site dinâmico (como visto no item 2) ou o próprio site em sí. Em geral, blogs são sites pensados em leitores fiéis, que entram todos os dias para conferir as novidades. Eles devem sempre atacar um público-alvo e dependem completamente de seu sucesso para poder gerar alguma receita. Em geral os blogs são potenciais ferramentas de divulgação e marketing, pois conseguem convencer os clientes de forma mais sutil (com dicas, por exemplo) ao invés de um anúncio direto. O blog deve sempre se conectar com redes sociais e incentivar a navegação horizontal (fazer com que o leitor vá pulando de artigo em artigo, permanecendo o máximo de tempo online). Muitas empresas utilizam blogs para manter um relacionamento com seus consumidores de forma mais informal e criar um vínculo com eles.

Portais

Portais basicamente são agregadores de conteúdo diverso. Geralmente, eles são construídos com todo foco voltado ao interesse do público, para que este volte a visitá-lo diariamente. É comum, por exemplo, que juntamente com seu conteúdo, os portais ofereçam diretórios para outros sites, buscadores, notícias, previsão do tempo, citações, mapas, salas de bate-papo, fóruns, e etc.
Esse tipo de site é ideal para empresas que vendem “informação”, e visam o retorno do consumidor para que este consuma o seu “produto”. Basta lembrar de sites como G1, Yahoo e etc.


Sites midiáticos

Um site midiático é um site informativo e com atualizações frequentes. Diferente do site institucional, o site midiático é mais dinâmico e conta com uma maior interação dos leitores.
Nessa categoria se encaixam os sites de jornais e revistas e agências de notícias que utilizam a Internet para veicular notícias por meio de sites.

Compras Coletivas

Sites de compras coletivas são relativamente novos. Trata-se de um site que engloba superpromoções oferecidas por empresários e vendedores de forma a atrair mais clientes.
Exemplos de sites de compras coletivas são: Groupon e Peixe Urbano.

Mecanismos de busca

Os Mecanismos de busca, ou Buscadores como são mais conhecidos, são sites que permitem que pessoas encontrem sites ou informações de uma forma mais fácil na Internet, com pesquisas que são feitas em um banco de dados.
Exemplos de buscadores são: GoogleYahoo e Bing.

Diretório de sites

Os diretórios de sites são sites que cadastram a URL de diversos sites que são organizados por categorias. A deia deste tipo de serviço é oferecer uma forma simples de as pessoas encontrarem novos sites de acordo com seus gostos.

Redes Sociais e de Relacionamentos

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Fonte: Wikipedia
Exemplo de Redes sociais são: Facebook.

Wikis

Trata-se de um sistema colaborativo que permite a criação fácil de página e  a edição colectiva dos documentos usando um sistema que pode ser escrito por qualquer pessoa e não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.
Exemplo de Wiki: Wikipedia

Fóruns de Discussão

Trata-se de um site onde os membros interagem uns com os outros, deixando e respondendo dúvidas ou criando debates sobre um assunto específico. Eles são divididos em assuntos e em tópicos e as mensagens ficam organizadas por data de atualização e normalmente os fóruns de discussão contam com um ou mais moderadores que tratam de manter a ordem entre os membros.
Exemplos de fóruns de discussão são: Portal XBOXWebmaster Online e Script Brasil.

Hotsite
Também conhecido como teaser, o hotsite é um mini-site criado com data marcada para sair do ar. Os hotsites mantem foco em um tema restrito e normalmente são criados para apoio promocional, como lançamento de produtos ou eventos.

Landing Page

Já as Landing Pages são páginas focadas em vendas ou em arrecadações de informações das pessoas que estão interessadas naquele produto ou serviço. Um dos principais diferenciais é que podem estar contidas dentro de um site e terem link para outras páginas. Ao procurarem por um serviço no Google, as pessoas vão clicar no seu link e vão cair dentro da página especifica para aquele serviço, que fica dentro do seu site.
Landing Pages são formas eficientes de apresentar em uma única página as informações mais importantes que se queira divulgar – e vender – o produto ou serviço anunciado. E quando utilizadas em conjunto com links patrocinados, aumentam significativamente a conversão de visitantes na página. O principal objetivo de uma landing Page é converter o acesso em uma ação.

Todos os tipos de sites podem variar em sites para desktop, sites em várias versões ou responsivos.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os artigos