Mailchimp é uma plataforma on line de envio de marketing por e-mail que permite até 12000 disparos e adicionar até 2000 novos e-mails em suas listas pelo plano gratuito.
Com esse serviço de correio massivo você será capaz de:
- Criar formulários em seu blog
- Gerir listas de correio
- Personalizar cada mensagem
- Enviar campanhas de Email Marketing
- Cumprir automaticamente com as leis anti Spam.
- Possibilidade de realizar testes A/B enviando dois campanhas similares para ver qual tem maior aceitação
- Viralizar conteúdos
- Mensurar os resultados
Então irei passar de uma forma bem resumida de como utilizar e fazer sua primeira campanha de mail marketing.
Passo 1: preencher os dados solicitados
- Abrir o site do MailChimp em www.mailchimp.com
- Clicar no botão Sign / Up Free
Passo2: ativar a conta no e-mail
- Inserir o e-mail e escolher o usuário e a senha
- Clicar no botão Create My Account
Passo 3: ativar a conta no e-mail
- Abrir o e-mail que o MailChimp nos mandou e clicar no botão Activate Account
Passo 4: finalizar o cadastro
- Inserir nome, sobrenome e e-mail
2. Preencher as informações da empresa/projeto:
- Quantas pessoas há na sua organização
- Quantos anos tem
- Se você tem uma lista de e-mails para importar ao MailChimp
- Se você está criando essa conta para um
- Quantas pessoas há na sua organização
- Quantos anos tem
- Se você tem uma lista de e-mails para importar ao MailChimp
- Se você está criando essa conta para um cliente
4. Mais informações da empresa/projeto:
- O setor da organização
- Fuso horário
- Foto do perfil (opcional)
5. Clicar no botão Save
And Get Started.
A conta está criada!
Passo 5: criar uma lista
- No menu lateral:clicar em Lists
- Clicar no botão Create List
Passo 6: configurar a lista
- Escolher um nome para a lista. Como ele será visto pelas pessoas cadastradas, faça uma escolha adequada.
- Inserir o e-mail para o qual as pessoas poderão responder.
- Inserir o nome da empresa ou o seu
- Escrever uma mensagem explicando por que a pessoa está recebendo esse email. Essa frase estará publicada no rodapé dos e-mails enviados para essa lista.
- Podemos programar para receber avisos dos assinantes novos ou cancelados. Esses avisos podem ser individuais ou um resumo diário.
- Lembre de salvar.
Passo 7: escolher como cadastrar
Há duas maneiras de acrescentar e-mails à lista:
Add a subscriber: adicionar cada e-mail individualmente.
Import subscribers: importar vários emails de uma só vez. Vamos ver cada uma delas.
Primeira opção: cadastrar e-mails individualmente
1. Na opção Add a subscriber, temos que inserir manualmente os cadastros.
2. Preencher os dados do contato. Só o email é obrigatório.
3. Clicar para confirmar que temos a autorização dessa pessoa para receber nossos e-mails. Nada de spam! ;-)
4. Clicar em Subscribe
Segunda opção: importar os e-mails
1. Se escolhemos a opção Imports subscribers, podemos cadastrar vários emails de uma única vez usando nossos arquivos ou as integrações oferecidas pelo MailChimp.
2. Para cadastrar vários e-mails podemos importar um arquivo CSV ou TXT
3. Outra opção é copiar 3 e colar os dados de um arquivo Excel
4. Ou ainda podemos usar uma das muitas integrações que o MailChimp oferece
Passo 8: abrir a opção Templates
1. No menu lateral: clicar em Templates
2. Clicar no botão Create Template
Passo 9: escolher o tipo de template
1. Há três maneiras de criar o template:
1ª) Basic: montamos o email
como queremos.
2ª) Themes: escolhemos um dos layouts disponíveis.
3ª) Code your Own: para usuários que conhecem programação.
Vamos focar na primeira opção que oferece uma excelente ferramenta.
Passo 10: escolher o tipo de template Basic
1. Selecionar uma estrutura para o email.
Ex:
- 1, 2 ou 3 colunas
- RSS (automatiza o envio dos posts de um blog)
Para fazer uma boa escolha, é importante avaliar o conteúdo do e-mail e fazer testes, principalmente nos celulares, para comprovar a visualização da mensagem.
Passo 11: adicionar itens ao template
1. Quando selecionamos uma das estruturas, o MailChimp já oferece uma sugestão de layout que podemos modificar ou acrescentar novos itens.
2. Para acrescentar novos itens, arrastamos os quadrados da área da direita até o layout na esquerda.
Nesse exemplo, o quadrado “Social Follow” foi arrastado para o final do layout e podemos comparar
com a estrutura inicial que não contava com esse ítem.
Passo 12: editar o template
1. Cada parte do layout do e-mail pode ser editada, duplicada ou eliminada usando os ícones que aparecem no canto superior.
Passo 13: editar cada uma das partes do template
1.Quando clicamos na opção de editar, ao lado (2) aparece o conteúdo que pode ser personalizado.
2. Diferentes abas oferecem opções para personalizar ao máximo o conteúdo e a aparência do e-mail.
3. Lembre de salvar.
Passo 14: sair e salvar
1. Quando o e-mail estiver pronto, clicamos em Save and Exit.
Passo 15: escolher um nome para o template
1. Para finalizar, inserimos um nome para o Template. Devemos escolher um nome que facilite a
localização do template quando for o momento de enviar a campanha.
Passo 16: abrir a opção Campaigns
1. No menu lateral:clicar em Campaigns
2. Clicar no botão Create Campaigns
Passo 17: escolher o tipo de campanha
1. Há 4 tipos de campanha:
1ª) Regular: envio de e-mails com imagens e textos. Muito usado pelas empresas para suas campanhas. Também oferece uma versão alternativa de apenas texto.
2ª) Plain-Text: e-mails baseados somente em texto. Sem imagens ou formatação especial.
3ª) A/B Split: compara o resultado entre 2 e-mails para a mesma campanha. O MailChimp realiza o teste com uma parte dos destinatários e o email com melhor resultado é enviado para os demais.
4ª) RSS-Driven: muito útil para quem tem um blog. Permite enviar os posts por e-mail de maneira automática.
Nesse guia, vamos focar na campanha Regular, pois é um formato muito interessante para as empresas. Pelas imagens e formatação, são emails mais atrativos. Vale lembrar que alguns serviços de e-mail bloqueiam as imagens, então recomendo que elas não sejam essenciais para a compreensão da mensagem em geral.
Clicar no botão Select para escolher a campanha do tipo Regular
Passo 18: escolher os destinatários
- Escolher a Lista de destinatários da campanha.
- Selecionar se queremos realizar o envio para toda a Lista ou para uma parte dela.
- Clicar em Next para passar ao próximo passo da campanha.
Passo 19: configurar a campanha
- Inserir o nome da campanha (para controle interno)
- Escolher o assunto do e-mail. Procure criar algo que gere curiosidade, que aumente o interesse em abrir a mensagem.
- Inserir o nome do remetente. Estudos demonstraram que essa informação tem uma grande influência a abertura dos e-mails. Faça testes e experimente dar um toque pessoal: Ana da Empresa X
- Inserir o e-mail do remetente
- Clicar em Next
Passo 20:escolher as opções de Tracking
- Escolher que informações desejamos acompanhar e com que ferramentas queremos realizar essa tarefa. Você pode utilizar, por exemplo, o Google Analytics. Configure também a integração em: Account > Extras > Integrations
- Selecionar se queremos publicar automaticamente no Twitter e no Facebook.
- Clicar em Next
Passo 21: selecionar o Template
- Se já temos o template da campanha preparado (Capítulo 4), clicamos em Saved Templates
- Selecionamos o template da campanha
- E, após comprovar que está tudo ok, clicamos em Next
Passo 22: revisar a lista de comprovações
1. Antes de realizar o envio, o MailChimp nos apresenta uma lista de comprovações. Devemos revisar
cada um dos itens e se algum apresentar problemas, devemos solucioná-los.
Passo 23: confirmar o envio
1.Para confirmar o envio temos duas opções:
1) Clicar em Schedule para programar a data e a hora do envio.
2) Ou clicar em Send para realizar o envio de maneira imediata.
Sua campanha está criada no MailChimp!
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