Já aconteceu de enviar um e-mail e não chegar no destinatário? Ou até mesmo não receber um determinado e-mail de uma destinatário que você recebia e-mail normalmente? Muitas das questões não é problema da hospedagem. Fique atento em várias situações em que pode levar a acontecer esses problemas.
Acontece
que a questão e-mail é bem mais complicada do que as pessoas pensam. E o seu domínio pode já estar passando por situações frustrantes como bloqueado
pelo Google e ou até mesmo já constar em vários blacklists
São
inúmeros casos que podem acarretar problemas com e-mail. Considere tanto para o
remetente quanto o destinatário.
Espaço
de caixa cheia. Você já pode ter esgotado o espaço da sua caixa de e-mail. Por isso é recomendado que sempre esvazie sua lixeira quanto a caixa de spam. É importante frisar que não existe a tal hospedagem ilimitada como todos anunciam. Ou você é limitado em tamanho ou em quantidade de inodes. Inodes seria arquivos. Por exemplo: Se você recebe 1 e-mail com 2 anexos e 1 imagem de assinatura. Gastou 4 arquivos. 4 inodes.
Filtros
mal configurados: Verifique se não configurou algum filtro na hospedagem. Se sim revise a regra.
Problemas
de configurações no servidor: Casos raros a não ser que algum curioso fuçou onde não tem conhecimento. Não mecha onde não sabe. Um registro mx configurado incorretamente pode lhe causar problemas.
Hospedagem
do domínio do remetente não estar habilitado o SPF. : independente
do provedor onde ele esteja hospedado ao enviar um e-mail, o servidor do
destinatário faz diversas verificações para identificar se o e-mail pode ou não
ser spam. Uma destas é a política de SPF. Se alguém tentar mandar um
e-mail falso em nome do seu domínio, o equipamento que fará o envio possuirá um
IP diferente deste que está listado, o que fará com que o servidor de destino
entenda que se trata de um spam e poderá recusar o e-mail.
Servidores com Relay aberto: Servidores com o relay aberto
permitem que qualquer um, sem qualquer tipo de identificação, enviem e-mails
facilmente forjados para qualquer endereço na Internet. Obviamente, isso é um
prato cheio para qualquer spammer pois ele poderá enviar e-mails à torto e à
direito sem qualquer dor de cabeça. Já vi servidores com relay aberto que, em
menos de um dia conectados à Internet, tinham mais de 200 mil mensagens na fila
esperando para serem enviadas.
Existem várias ferramentas on-line que
verificam se um determinado host está ou não com o relay aberto:
·
Terra Postmaster: http://mail.terra.com.br/postmaster/
·
MailRadar
Open Relay Test: http://www.mailradar.com/openrelay/
·
SpamHelp SMTP
Open Relay Test: http://www.spamhelp.org/shopenrelay/
·
CheckOR: http://www.checkor.com/
Se o email enviado veio de um servidor sem ip reverso
ou ip reverso configurado incorretamente. Normalmente o DNS atua
resolvendo o nome do domínio de um host qualquer para seu endereço IP
correspondente. O DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio
associado ao host. Ou seja, quando temos disponível o endereço IP de um host e
não sabemos o endereço do domínio(nome dado à máquina ou outro equipamento que
acesse uma rede), tentamos resolver o endereço IP através do DNS reverso que
procura qual nome de domínio está associado aquele endereço. Os servidores que
utilizam o DNS Reverso conseguem verificar a autenticidade de endereços,
verificando se o endereço IP atual corresponde ao endereço IP informado pelo servidor
DNS. Isto evita que alguém utilize um domínio que não lhe pertence para enviar
spam, por exemplo.
Sabendo o domínio do remetente pode-se descobrir seu ip no
link: http://www.meuenderecoip.com/descobrir-ip-do-site.php
e para saber se o ip reverso está ok pode utilizar o link: http://www.ipok.com.br/ .
Dominios
em blacklist: Se o domínio do e-mail
enviado ou do domínio do remetente está listado em algum
Black List. Pode-se fazer uma consulta nos links abaixo:
Anexo
sem texto: Muitos servidores de lista
negra consideram que se está enviando muitos e-mails só com anexo e sem um
conteúdo é considerado spam. Se o remetente tem este vício pode estar em uma
destas listas.
Assinaturas
com Links: Algo comum de se usar, até
que um servidor de lista negras interprete que todos seus e-mails enviam um
link. Geralmente quem fica enviando link é spam com malware.
Lembra daqueles
e-mails intencionados que falam algo atrativo e pedem pra vc clicar em algo?
Pois então. Você acaba caindo em uma dessas listas simplesmente porque
tem link na sua assinatura.
É muito bonitinho e eu também usava até eu cair em um blacklist. Acontece que com o passar dos tempos as regras de e-mail estão ficando cada vez mais severas.
Outro detalhe é procurar usar uma assinatura em que
30% seja imagem e 70% texto.
Quando for configurar sua assinatura de email, primeiro teste ela em um
testador de SPAM, como neste site por exemplo:https://www.mail-tester.com/, tente chegar perto de uma classificação 9 ou 10.
Note que há alguns atributos que somente podem ser corrigidos no seu servidor
de email.
Assunto
do e-mail: NUNCA use
no ASSUNTO palavras totalmente MAIÚSCULAS, este é o segundo maior motivo de sua
mensagem ser classificada como SPAM pelos servidores. Evite também usar
no campo assunto palavras que engatilhem o spam e frases fraudulentas. Se seus
contatos tem o costume de fazer isso podem estar já sendo bloqueados.
Exemplo de palavras:
espantar-se
|
cancelamento em qualquer parte
|
ordem da verificação ou de dinheiro
|
instalar aqui
|
felicitações
|
caro amigo
|
marketing do E-mail
|
para somente ($)
|
para livre
|
oferta grande
|
garantia
|
aumentar vendas
|
ordem agora
|
prometê-lo
|
arriscar livre
|
promotion especial
|
este não é Spam
|
para ser removido
|
unsubscribe
|
vencedor
|
Clique aqui
|
Todos os direitos reservados
|
Links para arquivos exe, pif, scr e
outros
|
Sigilo Absoluto
|
Dúvidas Conjugais
|
Grampo?
|
Tenha seu site na Internet
|
Ganhe dinheiro enviando e-mails
|
Trabalhe em casa
|
Para retirar seu e-mail da lista
|
Divulgue sua/seu
|
Fala sobre não perder tempo
|
24 Horas
|
Contém “de/para sua empresa”
|
Contém a palavra “hospedagem”
|
Contém a palavra “hospedagem” no
Subject
|
Subject: xx kg
|
Subject: Vagas Abertas
|
Texto “e confira”
|
Agência de Aproximação/Modelos
|
Especialmente para você
|
Fala para não responder o e-mail
|
Fala sobre perder peso
|
Fala sobre perder peso no Subject
|
Saved from URL
|
Pede desculpas pelo
incomodo/transtorno
|
Consulte-nos!
|
Detetive ou Espionagem
|
Despachamos para todo o Brasil
|
Contém ponto de exclamação no From
|
Provavelmente e” sobre venda de
listas de e-mails
|
“Telemarketing”
|
“Trabalhar em Casa”
|
“e saiba mais”
|
“Imperdível”
|
“Aproveite nossa promoção”
|
agora/já”
|
Curso on-line no subject
|
Curso no subject
|
Curso no body
|
“Mala Direta”
|
“Mala Direta de e-mail”
|
“Grátis”
|
“Frete Grátis”
|
Inclui texto para remover email
|
“Tempo Limitado”
|
“Renda Extra”
|
Ganhe Dinheiro no Subject
|
Texto sobre “Renda Extra” no
Subject
|
From com a palavras-chave
|
Subject com a palavra “Promoção”
|
Contém a palavra “você” no Subject
|
Link para sites no cjb.net
|
Link para sites no kit.net
|
Chamando url no kit.net (src=)
|
Link para sites de hospedagem
grátis
|
Link para sites no HPG
|
Link para produtos no Mercado Livre
|
Dizendo que a msg será enviada
apenas uma vez
|
Dizendo que a msg não é um spam
|
Interrogação no subject
|
Texto “A partir de $xx.xx”
|
Texto “apenas $xx.xx”
|
Texto “apenas $xx.xx” no Subject
|
No
ip local do destinatário quanto do remetente. Eu passei por um problema desses. O ip da hospedagem
do domínio estava ok. O domínio não constava em blacklist. Mas os e-mails que
eu enviava alguns recebiam e outros não. Acontece que o caminho que o e-mail
percorre entre os servidores podem ser diferente dependendo do destinatário. E
no caminho de um pode haver um provedor com firewall mais rígido do que o do
outro. E quando fui checar o meu ip local estava constando em uma lista negra.
Então
faça um teste primeiro se seu ip local não consta em um blacklist. Pode as vezes constar em um blacklist e não interferir em nada. Por isso é importante saber os detalhes de cada Blacklist caso ouver. Para descobrir o ip local
acesse : http://www.meuip.com.br/ . Vai
ser mostrado seu ip. Com seu ip em mãos acesse o site: http://mxtoolbox.com/blacklists.aspx
e informe la seu ip.
Clique em Blacklist Check e aguarde o resultado. Será
listado caso constar em alguma lista negra. Nem todos os servidores pode-se
retirar manualmente. Alguns ficam fazendo uma análise tempos em tempos e se os
erros forem resolvidos ela retira automaticamente.
Estes
erros podem estar nos equipamentos (computadores, etc) em que usam a internet
do local físico. Então é recomendável contratar um profissional para fazer uma
varredura rigorosa em Malwares e vírus no equipamento.
Uma
forma paliativa de se resolver caso seu ip esteja listado é trocar o ip. Aí a
forma varia muito da operadora. No meu caso a net. Deixei o modem totalmente
desligado. Tanto da energia quanto dos cabos de rede durante a noite inteira.
Ao ligar no outro dia o ip tinha alterado e paliativamente resolveu meu
problema.
Outra
coisa a verificar se todos os clientes de e-mail (ex. Microsoft Outlook) estão
configurados para usar a porta SMTP ou com 587 ou como 465 nos casos de
utilizarem ssl. NÃO PODE ESTAR USANDO A PORTA 25.
Se
possuir qualquer sistema interno em que envie e-mails do tipo orçamento ou algo
do tipo, Verificar se este sistema está usando autenticação para enviar e-mail
e com as portas corretas. Lembrando não pode ser a porta 25 como smtp.
Infecção
por worm ou spoofing. Se caso você
recebe e-mail de você mesmo ou de qualquer conta do seu domínio sem ter
enviado provavelmente foi infectado. Caso for um Worm verifique os equipamentos
com já dito. Se for um sppoffing, infelizmente seu domínio está comprometido.
Então poderia contornar a situação criando uma conta retaguarda e aplicar um
filtro de forma se for enviado um e-mail para uma conta inexistente o filtro
envia para este e-mail que a destroem automaticamente. Portanto se o excesso de
spam é grande já vai pensando em trocar de domínio pois corre o risco do mesmo
ser bloqueado pelo datacenter.
Enfim, as
medidas que têm sido tomadas contra o SPAM podem ser um pouco inconvenientes
algumas vezes, porém infelizmente são necessárias para
evitar desperdiçar recursos caros com mensagens inúteis e, algumas
vezes, que podem até causar problemas de segurança para quem as recebe
(phishing, worms, vírus, etc.).
Se você hospeda seu site em prestadores de serviços que vendem o serviço de mail-marketing e o mesmo te oferece uma caixa de correio grande. Desconfiem. Pois pode acontecer que, o motivo de você ganhar essa caixa grande é por eles mesmo incluir você como um destinatário de mail marketing.
A NET EMPREENDIMENTOS não aconselha e nem é a favor da prática de SPAM.
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