segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Perfil ou Fanpage? Qual usar para um negócio?


Perfil de Facebook foi criado especificamente para pessoas físicas e através dele elas podem criar e gerir a sua rede de amigos. Cada utilizador deverá ter apenas um perfil. Por exemplo, não é permitido ter o perfil “Virgínia Coutinho” para interagir com os meus amigos e um outro “Virgínia Coutinho Profissional” para interagir com profissionais da área.

Segundo os Termos e Condições do Facebook, as empresas e marcas que querem estar presentes na plataforma devem criar uma página, regra que nem sempre é seguida. Uma pesquisa rápida no Facebook permite-nos confirmar que existem muitas empresas com perfis em vez de páginas.

Portanto o Facebook pode excluir e ou bloquear seu perfil que não segue as regras, ou seja, o perfil da empresa criado sem permissão. Pois as regras do Facebook são claras. Perfil é somente para pessoas físicas.

Sem contar que: Qual credibilidade tem uma empresa que não respeita regras?

Agora os motivos e vantagens de criar uma Fanpage e não um perfil para seu negócio, empresa e ou marca.



Número de fãs na fan page

O número de contatos/fãs que a sua marca pode possuir numa fan page é ilimitado. Já num perfil, o máximo de amigos é de até 5.000

Níveis de administração de página no Facebook
Uma atualização recente do Facebook permite que várias pessoas atualizem a mesma página, diferentemente do perfil.

Facebook e as abas especiais

Uma grande deficiência dos perfis é não oferecer a opção para adicionar as abas (landing page). Como estes, é possível fazer muita coisa bonita e interessante.
As grandes marcas se utilizam de abas para dar boas-vindas, apresentar promoções, ações de interação e captação de emails. Algumas são tão especiais que oferecerem vídeos e jogos para os fãs e acabam sendo um recurso muito bem aceito e que rendem muitos likes (novos fãs) para as marcas.
Para você inserir uma aba na sua página, o aplicativo mais usado é o Static HTML, que é bem simples e fácil de ser instalado.
Mas aviso que você precisará de uma pessoa que entenda de HTML para criar um código para deixe a aba funcionando de acordo com seus objetivos.

Twitter, Youtube e Blog no Facebook

Os perfis no Facebook até oferecem uma sincronização com o Twitter de forma básica e simples. Já as páginas de fãs, além de colocar abas para os mais diversos objetivos, oferecem ainda aplicativos bem completos e que atendem às necessidades para twitteryoutubeblog e várias outras redes sociais.


Anúncios no Facebook (Facebook Ads)
Com uma fan page, é possível criar quantos anúncios pagos, para campanhas diferentes, segmentá-las, especificar qual público vai recebê-las e mais um monte de vantagem que acabam alavancando a popularidade, visualizações e engajamento com a sua marca.
Por padrão, você precisará de um cartão internacional para o Facebook cobrar o valor investido na publicidade no facebookA dica é usar o Paypal (configurado com a idioma em português) para que o pagamento seja feito em reais (dessa forma, não seria necessário pagar também o IOF).

Estatísticas no Facebook – Facebook Insights

Você já viu quantas pessoas visualizaram determinada foto que você postou no seu perfil no Facebook? Não?
E nem vai.
É que os perfis no Facebook não oferecem um recurso chamado Facebook Insights, já as páginas sim.
Este é um dos recursos mais usados por agências de marketing digital e empresas para saber se os números de curtir, de visualização, de alcance da página estão aumentando ou caindo.
Facebook Insights é um dos principais parâmetros que traçam os rumos dos planejamentos de Marketing para empresas no Facebook.


Enviar mensagem para todos os fãs no Facebook

Usando um perfil, você pode enviar mensagens para 20 amigos no máximo, via inbox. Com isso, seria um processo muito trabalhoso separar em blocos e enviar uma mensagem para toda a sua base de contatos de uma vez.
Usando uma página de fãs, não existe limite. Você pode enviar uma mensagem para todos os fãs de uma vez só. Legal né?!

Por fim …

Se você não quiser correr o risco de receber uma mensagem punitiva como a abaixo, saiba que é possível migrar um perfil para página no facebook.
exclusao de páginas facebook marketing



É isso, está claro. para um marca, negócio, empresa e ou afim. Usar Fanpage e não perfil.

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