domingo, 18 de outubro de 2015

Mail Marketing com MailChimp




Mailchimp é uma plataforma on line de envio de marketing por e-mail que permite até 12000 disparos  e  adicionar até 2000 novos e-mails em suas listas pelo plano gratuito.

Com esse serviço de correio massivo você será capaz de:
  • Criar formulários em seu blog
  • Gerir listas de correio
  • Personalizar cada mensagem
  • Enviar campanhas de Email Marketing
  • Cumprir automaticamente com as leis anti Spam.
  • Possibilidade de realizar testes A/B enviando dois campanhas similares para ver qual tem maior aceitação
  • Viralizar conteúdos
  • Mensurar os resultados


Então irei passar de uma forma bem resumida de como utilizar e fazer sua primeira campanha de mail marketing.


Passo 1: preencher os dados solicitados


  1. Abrir o site do MailChimp em www.mailchimp.com
  2. Clicar no botão Sign  / Up Free



Passo2: ativar a conta no e-mail


  1. Inserir o e-mail e escolher o usuário e a senha
  2. Clicar no botão Create My Account



Passo 3: ativar a conta no e-mail


  1. Abrir o e-mail que o MailChimp nos mandou e clicar no botão Activate Account



Passo 4: finalizar o cadastro


  1. Inserir nome, sobrenome e e-mail




2. Preencher as informações da empresa/projeto:

- Quantas pessoas há na sua organização
- Quantos anos tem
- Se você tem uma lista de e-mails para importar ao MailChimp
- Se você está criando essa conta para um


3. Preencher as informações da empresa/projeto:

- Quantas pessoas há na sua organização
- Quantos anos tem
- Se você tem uma lista de e-mails para importar ao MailChimp
- Se você está criando essa conta para um cliente


4. Mais informações da empresa/projeto:

- O setor da organização
- Fuso horário
- Foto do perfil (opcional)


5. Clicar no botão Save
And Get Started.
A conta está criada!





Passo 5: criar uma lista


  1. No menu lateral:clicar em Lists
  2. Clicar no botão Create List


Passo 6: configurar a lista


  1. Escolher um nome para a lista. Como ele será visto pelas  pessoas cadastradas, faça uma escolha adequada.
  2. Inserir o e-mail para o qual as pessoas poderão responder.
  3. Inserir o nome da empresa ou o seu 
  4. Escrever uma mensagem explicando por que a pessoa está recebendo esse email. Essa frase estará publicada no rodapé dos e-mails enviados para essa lista.
  5. Podemos programar para receber avisos dos assinantes novos ou cancelados. Esses avisos podem ser individuais ou um resumo diário.
  6. Lembre de salvar.

Passo 7: escolher como cadastrar


Há duas maneiras de acrescentar e-mails à lista:

Add a subscriber: adicionar cada  e-mail individualmente.

Import subscribers: importar vários emails de uma só vez. Vamos ver cada uma delas.



Primeira opção: cadastrar e-mails individualmente


1. Na opção Add a subscriber, temos que inserir manualmente os cadastros.


2. Preencher os dados do contato. Só o email é obrigatório.
3. Clicar para confirmar que temos a autorização dessa pessoa para receber nossos e-mails. Nada de spam! ;-)
4. Clicar em Subscribe


Segunda opção: importar os e-mails


1. Se escolhemos a opção Imports subscribers, podemos cadastrar vários emails de uma única vez  usando nossos arquivos ou as integrações oferecidas pelo MailChimp.


2. Para cadastrar vários e-mails podemos importar um arquivo CSV ou TXT
3. Outra opção é copiar 3 e colar os dados de um arquivo Excel
4. Ou ainda podemos usar uma das muitas integrações que o MailChimp oferece



Passo 8: abrir a opção Templates

1.  No menu lateral: clicar em Templates
2. Clicar no botão Create Template



Passo 9: escolher o tipo de template

1. Há três maneiras de criar o template:

1ª) Basic: montamos o email
como queremos.
2ª) Themes: escolhemos um dos layouts disponíveis.
3ª) Code your Own: para usuários que  conhecem programação.

Vamos focar na primeira opção que oferece uma excelente ferramenta.



Passo 10: escolher o tipo de template Basic


1. Selecionar uma estrutura para o email.
Ex:
- 1, 2 ou 3 colunas
- RSS (automatiza o envio dos posts de um blog)

 Para fazer uma boa escolha, é importante avaliar o conteúdo do e-mail e fazer testes, principalmente nos celulares, para comprovar a visualização da mensagem.



Passo 11: adicionar itens ao template

1. Quando selecionamos uma das estruturas, o MailChimp já oferece uma sugestão de layout que podemos modificar ou acrescentar novos itens.
2. Para acrescentar novos itens, arrastamos os quadrados da área da direita até o layout na esquerda.


Nesse exemplo, o quadrado “Social Follow” foi arrastado para o final do layout e podemos comparar
com a estrutura inicial que não contava com esse ítem.



Passo 12: editar o template

1. Cada parte do layout  do e-mail pode ser editada, duplicada ou eliminada usando os ícones que aparecem no canto superior.


Passo 13: editar cada uma das partes do template

1.Quando clicamos na opção de editar, ao lado (2) aparece o conteúdo que pode ser personalizado.
2. Diferentes abas oferecem opções para personalizar ao máximo o conteúdo e a aparência do e-mail.
3. Lembre de salvar.



Passo 14: sair e salvar

1. Quando o e-mail  estiver pronto, clicamos em Save and Exit.



Passo 15: escolher um nome para o template

1. Para finalizar, inserimos um nome para o Template. Devemos escolher um nome que facilite a
localização do template quando for o momento de enviar a campanha.


Passo 16: abrir a opção Campaigns


1. No menu lateral:clicar em Campaigns
2. Clicar no botão Create Campaigns

Passo 17: escolher o tipo de campanha

1. Há 4 tipos de campanha:

1ª) Regular: envio de e-mails com imagens e textos. Muito usado pelas empresas para suas campanhas. Também oferece uma versão alternativa de apenas texto.
2ª) Plain-Text: e-mails baseados somente em texto. Sem imagens ou formatação especial.
3ª) A/B Split: compara o resultado entre 2 e-mails para a mesma campanha. O MailChimp realiza o  teste com uma parte dos destinatários e o email com melhor resultado é enviado para os demais.
4ª) RSS-Driven: muito útil para quem tem um blog. Permite enviar os posts por e-mail de maneira automática.


Nesse guia, vamos focar na campanha Regular,  pois é um formato muito interessante para as empresas. Pelas imagens e formatação, são emails mais atrativos. Vale lembrar que alguns  serviços de e-mail bloqueiam as imagens, então recomendo que elas não sejam essenciais para a compreensão  da mensagem em geral.

Clicar no botão Select para escolher a campanha do tipo Regular



Passo 18: escolher os destinatários


  1. Escolher a Lista de  destinatários da campanha.
  2. Selecionar se queremos realizar o envio para  toda a Lista ou para uma parte dela.
  3. Clicar em Next para passar ao próximo passo da campanha.


Passo 19: configurar a campanha


  1. Inserir o nome da campanha (para controle interno)
  2. Escolher o assunto do e-mail. Procure criar algo que gere curiosidade, que aumente o interesse em abrir a mensagem.
  3. Inserir o nome do remetente. Estudos demonstraram que essa informação tem uma grande influência  a abertura dos e-mails. Faça testes e experimente dar um toque pessoal: Ana da Empresa X  
  4. Inserir o e-mail do remetente
  5. Clicar em Next
Passo  20:escolher as opções de Tracking

  1. Escolher que informações desejamos acompanhar e com que ferramentas queremos realizar essa tarefa. Você pode utilizar, por exemplo, o Google Analytics. Configure também a integração  em: Account > Extras > Integrations 
  2. Selecionar se  queremos publicar automaticamente no Twitter e no Facebook.
  3. Clicar em Next

Passo 21: selecionar o Template
  1. Se já temos o template da campanha preparado (Capítulo 4), clicamos em Saved Templates
  2. Selecionamos o template da campanha
  3. E, após comprovar que está tudo ok, clicamos em Next



Passo 22: revisar a lista de comprovações

1. Antes de realizar o envio, o MailChimp nos apresenta uma lista de comprovações.  Devemos revisar
cada um dos itens e se algum apresentar problemas, devemos solucioná-los.


Passo 23: confirmar o envio

1.Para confirmar o envio temos duas opções:

1) Clicar em Schedule para programar a data e a hora do envio.
2) Ou clicar em Send para realizar o envio de maneira imediata.

Sua campanha está criada no MailChimp!


domingo, 20 de setembro de 2015

Use o Facebook a seu favor - Compartilhe seu site






O Facebook, considerada a maior rede social do últimos tempos, se tornou uma ferramenta necessária para divulgação do seu negócio. Portanto é importante sempre utilizar a ética e o bom senso.



Todo cliente Net Empreendimentos, independente do plano contratado; recebe em seu site o famoso e conhecido botão "Compartilhar" . Este pode ser nas mais variadas formas de apresentação dependendo do design o website construído.

O mais conhecido é este: 


E como usar este simples botão a favor do seu site, ou sendo: A favor do seu negócio?


O primeiro passo é você abrir uma conta no Facebook, é simples , rápido e gratuito. Hoje é essencial ter uma conta no Facebook. Se você ainda não tem uma conta não perca tempo e faça uma agora.

O segundo passo, já logado no Facebook é você fazer parte de grupos que tenha alguma relação com seu negócio e ou grupos do tipo "anuncie aqui" e até mesmo grupos em que você acredita que suas postagens podem ter algum efeito para conquista de novos clientes/publico.

Então vamos explicar como fazer:

Na parte superior você vai visualizar a seguinte barra:



Vamos então como exemplo digitar nesta barra "belo horizonte negócios" ; neste caso estou procurando grupos que tem como objetivo anúncios no Facebook. Você pode procurar algo mais voltado para sua área. Supomos que você trabalha com decoração, você poderia procurar grupos referentes ao tema.

Continuando:


Após eu digitar no campo belo horizonte negócios, eu clico na lupa



Repare que já me foi fornecido um lista. Para que seja me mostrado somente grupos, clique em grupos a sua esquerda.




Repare que agora são mostrado somente os grupos de acordo com o tema da sua pesquisa.

No caso da imagem acima, onde está escrito ENTROU é porque eu já faço parte deste grupo, os que estão escritos PARTICIPAR, não faço parte ainda. Se clicar em participar eu estarei enviando uma solicitação ao dono do grupo para que eu possa fazer parte.

Sugiro observar também a quantidade de pessoas que fazem parte daquele grupo. Por exemplo o primeiro grupo listado tem 71207 membros (participantes) até o momento desta pesquisa.

Então dê preferência a grupos com muitos membros.

Mas em vez de clicar diretamente em participar, clique no nome do grupo para que seja redirecionado a página do grupo.


Então como exemplo vou clicar no primeiro onde está grifado de amarelo o botão participar.
Ou seja no grupo Belo horizonte serviços em geral.





É importante observar se o grupo tem regras e ou descrição para que você não seja mal vindo. Por exemplo : Tem grupo que não gosta que posta propagandas, neste caso você nem prosseguiria em participar. No caso do exemplo não tem regra nenhuma me impedindo que continue, na verdade o dono do grupo usa a parte de Descrição para fazer anúncios.

Sendo assim clique no botão + PARTICIPAR DO GRUPO.

Agora é esperar que seja aceito pelo administrador do grupo. Após aceito você ja tem um grupo para anunciar.

Procure então fazer parte de vários grupos, observando sempre a quantidade de membros, e lendo a regra de cada um evitando até ser denunciado e por fim acabar sendo bloqueado pelo Facebook.

Use sempre a ética profissional.

Bom.. após já estar participando de algum grupo agora vai a utilidade do botãozinho compartilhar no seu site. Como exemplo vou usar o site do Plano Domínio da Net Empreendimentos como exemplo.

No seu caso você entrará no seu site.




No seu site clique no botão compartilhar


Se você ainda não estiver logado no Facebook aparecerá a seguinte imagem para logar.



Faça o logon digitando seu e-mail cadastrado no Facebook e a senha.e clicando em entrar.

Repare que assim que clicar em entrar, você já verá uma imagem programada por nós para a divulgação do seu negócio no Facebook.

No Exemplo a imagem é a do site do Plano Domínio.



Agora que vai a dica:

Se você clicar somente em compartilhar Link, vai ser postado somente na sua linha do tempo no Facebook .

Mas você pode mudar algumas coisas para atingir um público maior. Sendo, você pode postar em um grupo que você ja participa.

1) Clique no botão "Em sua própria linha do Tempo" e selecione "Em um Grupo", Vai surgir uma linha pedindo o nome do Grupo, digite o nome do Grupo o qual você quer postar.

No exemplo eu escolhi "BELO HORIZONTE - NEGÓCIOS"

No campo "Diga algo sobre isto.." é interessante que você digite algo falando do seu negócio, ou até mesmo anunciando uma promoção.

Depois é só clicar em "Compartilhar Link"



Após feito isso foi postado uma propaganda no grupo com a imagem. E o mais bacana se qualquer leitor clicar na imagem será direcionado automaticamente para seu site.

Veja lá a que eu usei no meio das outra propagandas.




Outro detalhe interessante é que todos seus amigos no Facebook que também fazem parte do mesmo grupo, receberão uma notificação que você postou ali. Muitos até compartilham e curtem, ajudando ainda mais o alcance do seu anúncio.


Então em um horário bacana, faça isso para os grupos que você participa e que tem haver com seu negócio. Você vai usar uma meia horinha por dia, mas vai estar fazendo uma boa propaganda do seu negócio no Facebook.



A Net Empreendimentos fornece na área restrita do site de seu  cliente uma ferramenta interessante.
O próprio cliente pode alterar esta imagem na Divulgação.

Uma vez que pode usar deste recurso para fazer campanha de promoções e etc no Facebook utilizando imagens relativas ao que está anunciando.

Exemplo: Se for um site onde oferece produtos, pode fazer uma campanha sobre um determinado produto e por uma imagem que desperte a curiosidade do público utilizando este produto.


Se você é cliente Net Empreendimentos, basta acessar sua área restrita que encontrará a Ferramenta com as devidas instruções de como utilizar.











domingo, 9 de agosto de 2015

Boas Práticas | Não seja um spam




As informações deste artigo foram retiradas do portal Nic.Br

Link: http://www.antispam.br/boaspraticas/



Como não se tornar um spammer

Muitas pessoas, mesmo sem perceber, em algum momento já enviaram uma corrente da sorte, uma lenda urbana ou algo parecido. Para não se tornar um spammer, mesmo entre amigos, é importante respeitar as seguintes dicas:
  • Siga as normas da etiqueta (Netiqueta). É recomendado, por exemplo, sempre preencher o campo doassunto com uma descrição significativa do conteúdo do e-mail. Dessa forma, o destinatário terá a opção de não abri-lo, caso não seja de seu interesse.
  • Procure informações a respeito dos diversos e-mails que receber. Muitos usuários, por desconhecimento, reiniciam a propagação de lendas urbanas ou boatos.
  • Antes de enviar um e-mail, reflita se o conteúdo será útil ou de interesse do grupo para o qual pretende remetê-lo.
  • Procure refletir antes de repassar e-mails suspeitos, tais como: boatos, lendas urbanas e até mesmo, golpes. Na dúvida, não envie.
  • Respeite o propósito e o formato das listas de discussão e demais fóruns na rede.
  • Não use listas de mala direta ou particulares de amigos de terceiros para enviar propaganda ou quaisquer divulgações pessoais.
  • Se decidir fazer marketing de sua empresa ou negócios na Internet, informe-se antes sobre as melhores práticas para este fim.

Como fazer marketing por e-mail, sem fazer spam

Fazer marketing pela Internet sem provocar spam, requer o uso de boas práticas. A seguir, algumas das quais podem evitar a propagação de e-mails não solicitados.
  • Enviar e-mails somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa na Internet.
  • Não usar listas de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores de mala direta.
  • Não reutilizar listas de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.
  • Respeitar as opções do cliente no preenchimento de formulários de cadastramento em listas de divulgação, por escrito ou on-line.
  • Respeitar as solicitações de descadastramento de suas listas.
  • Não iniciar o primeiro contato com o cliente por e-mail, ou seja, o envio do primeiro e-mail, sem prévia autorização do cliente, caracteriza a prática de spam.

Resumindo. 

Não é vantagem alguma enviar uma quantidade de e-mails absurda e para quem não deseja recebê-lo. Este ato não vai atrair novas vendas e muito menos novos clientes. Opte pelo marketing direcionado e de conteúdo. 

Ofereça algo de forma o seu cliente sempre estar lembrando de você. 


sábado, 25 de julho de 2015

7 Pecados do Atendimento





A NET Empreendimentos, apesar de ser direcionada a vender pacotes completos de websites; pacotes estes que incluem todo o processo de incluir seu negócio da internet (desde o registro do seu domínio, construção do seu website e hospedagem); visa a melhora dos negócios dos seus clientes. 

Pois a Net Empreendimentos só cresce se seu cliente crescer também. 

Por este motivo posta artigos os quais ajudam o desenvolvimento do negócio do cliente.


Falaremos hoje dos 7 pecados do atendimento. 
Fonte: Sebrae 


Antes de qualquer coisa, você empreendedor que possui seu negócio deve sempre se por no lugar do cliente, e se possível até mesmo contratar o serviço de "Cliente secreto".

Cliente secreto, é uma pessoa a qual nenhum funcionário conheça que se faz passar por seu cliente de forma observar toda a ação do atendimento na sua empresa.. Não só o atendimento pelos funcionários, como também observar fachada da loja, distribuição dos móveis, limpeza.. Enfim, tudo que possa influir em um cliente voltar ou não no seu estabelecimento. 

Após a visita (1 ou mais) ao seu estabelecimento, o Cliente Secreto disponibiliza um relatório apontando as mudanças necessárias. Os funcionários não podem em nenhum momento saber da visita de um Cliente Secreto, mesmo não sabendo quem será. 

Ao tomar a atitude de contratar um cliente secreto, lembre que não é no intuito de punições e sim altamente educativo. Pois muitas vezes o erro do funcionário é consequência de uma má administração e falta de treinamento. Sendo uma herança até de procedimentos defasados da empresa.


O Sebrae oferece vários cursos on line de alta qualidade e gratuitos. É interessante conhecer os cursos e disponibilizar aos funcionários 1 hora por dia no trabalho para que faça os cursos. O resultado é surpreendente. 

Baseados em uma cartilha do Sebrae falaremos hoje sobe "Os 7 pecados do Atendimento"


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1) Desinteresse: Ocorre quando os funcionários de uma empresa não demonstram que se importam com o cliente

Não adianta manter um funcionário, mesmo que seu custo seja barato que não esteja realmente gostando do que faz. O seu funcionário é o contato direto com seu cliente. Imagine você chegar em uma loja, ou ligar para uma empresa e sentir insatisfação direta de quem ta te atendendo? Ou até total desinteresse em te ajudar? Pense bem: Sua vontade não é de chamar o gerente na hora?








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2) Má vontade: Acontece quando o funcionário atende de "qualquer jeito", não se importando com o cliente.

Imagina você entrar numa loja de sapatos, em dúvida do que levar. O atendente com toda má vontade lhe oferecer apenas um modelo? Poxa!! Você entrou ali querendo ser convencido; e o funcionário sequer quer lhe atender. Muitas vezes é melhor remanejar o funcionário de função do que afetar a imagem do seu negócio. 






3) Frieza: O cliente é tratado de forma distante e até desagradável.

Muitas vezes apenas um sorriso, um bom dia, já é suficiente para agradar o cliente.





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4) Desdém: Há funcionários que tratam o consumidor com descaso, como se ele fosse inferior, Isso enfurece as pessoas. 







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5) Robotismo: O funcionário deixa de agir como uma pessoa e passa a agir de forma mecânica, repetindo sempre a mesma coisa, da mesma maneira, com os mesmos gestos.





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6) Demasiado apego às normas: Acontece com o funcionário inflexível, que diz: "Sinto muito, mas não podemos fugir das regras".

Se você não pode dar certas autonomias para seu funcionário, mantenha alguém que possa. Muitas vezes se perde um cliente por causa de pequenos detalhes. Pode ser criado também uma tabela de estratégias de forma ter flexibilidade em várias situações. Desta forma o funcionário pode ser mais flexível sem o risco de prejuízo financeiro para a empresa.







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7) Jogo de Responsabilidade: A síndrome do "vai-para-lá e vem-para-cá". Há pessoas que, para se livrarem do cliente, mandam-se de um lugar para outro, sem resolver o problema.




Gente!! Acordem!! Vejam bem.. Não fique com aquele pensamento "Nossa esse cliente é um porre", tente inverter a situação. Seu cliente é o sustento da sua empresa. Por mais que ele seja realmente implicante, " Um Saco" . Mude a estratégia com ele. tente fazer amizade. Faça com que ele se sinta importante. 














sábado, 18 de julho de 2015

Impar Print | + um cliente satisfeito




Cliente: Impar Print
Pacote contratado : Plano Comercial


O projeto concluído para a Impar Print ficou sensacional, todo em um website com loja virtual embutida. Alem da área administrativa onde o cliente pode manipular informações tais como textos, fotos e etc; possui toda área administrativa para seu controle nas vendas on line.
Ao projeto foi incluso um Fanpage com total administração de nosso cliente. Uma Fanpage com o visual criativo e moderno.

Como todo projeto da Net Empreendimentos, o site possui integração com o Facebook, desta forma quem visita o site pode compartilhar uma propaganda do site da Impar Print quanto cada produto em separado entre todos os seus amigos e grupos que participa no Facebook.

Vale a pena visitar o site.