Domínio nada mais
é que a definição única que identifica um site na internet. Portanto não se
pode ter mais de um domínio com o mesmo nome. Ex: Só pode existir um www.netemprendimentos.com.br.
Mas é possível ter um www.netempreendimentos.com
pertencente a outra pessoa, ou outra empresa sejam elas do mesmo ramo de atividade
ou não.
Os domínios no
Brasil terminam com .br e são regularizados por um órgão que se chama NIC.BR - Núcleo de Informação e
Coordenação do Ponto br. Uma entidade civil, sem fins lucrativos
Apesar de que os domínios no Brasil terminam com .br , por
exemplo: .com.br / .net.br / .inf.br ; nada impede que qualquer brasileiro
registre um domínio .com ou .net .
Existe uma classificação de domínios pelo NIC.BR. Algumas
categorias possuem ainda restrições adicionais por serem direcionadas por
setores específicos. Estas é necessário comprovação por meio de documentos.
Tabela de Categorias do Nic.br
No entanto os
mais indicados são:
1)
.com.br
2)
.com
3)
.net
Essa indicação é devida
o fator memorização comum. Muitas pessoas desconhecem sobre alguns tipos de
domínios e até trocam o exato domínio do seu site devido supor que está errado.
Acabando por ser direcionados para outro site.
Dicas para você
escolher o domínio correto para seu site.
1)
Faça uma lista de
domínios desejáveis. Procure casar o
ramo do seu negócio junto ao nome .
Exemplos:
a) Se o seu site vai divulgar uma banda musical
de nome exemplo ”Democráticos” faça uma lista do tipo:
b) Se o seu site vai divulgar um serviço de
manicure autônomo de uma pessoa chamada Carla sugiro:
Motivo: Supomos que a pessoa não
sabe o endereço do seu site da banda democrático e vai pesquisar nos mecanismos
de pesquisa tipo Google. É muito mais fácil ela aparecer nos resultados casando
o ramo ao nome do que só democráticos. Outro fator é ajudar na memorização do
endereço do seu site.
-
2)
Faça uma pesquisa
se o nome já existe pelo menos para os domínios mais conhecidos, que são
.com.br, .com, .net
Para fazer a pesquisa nos domínios .com.br acesse o site http://registro.br
Preste bem atenção: Se já existir um domínio
registrado em qualquer uma dessas terminações vale a pena repensar em outro
nome. E se ainda persistir neste nome consulte o site do qual já está
registrado e verifique se o site tem algo parecido com seu ramo de atividade.
Se tiver não repense, escolha outro nome.
Motivo: O ideal é você registrar seu domínio
com as 3 terminações. O Registro de um domínio não é caro e é pago anualmente.
É um investimento que vale a pena.
Imagine se o seu site é de uma gráfica virtual
que vende serviços gráficos pela internet e entrega para todo Brasil. Sendo que
já existe, por exemplo, o domínio www.graficanet.com.br.
Mesmo assim você registra o www.graficanet.com.
As chances de alguém visitar o site do concorrente no lugar do seu é muito
grande.
3)
Após as pesquisas
das 3 terminações e o domínio estiver disponível. Registre as 3. É um
investimento que você não vai arrepender. Registrando os 3 você estará evitando
transtornos futuros.
Motivo: É possível você hospedar o site em um
só dos domínios e redirecionar os outros dois para o domínio que está o site.
Além da questão dita no item 2 acima, registrando com as 3 terminações você tem mais chances de seu negócio ser
encontrado nos mecanismos de busca.
4)
Procure utilizar
domínios que não sejam complicados na escrita e pronúncia.
Motivo: Se você usar gíria (u, em vez de you) ou palavras com várias ortografias
(express vs xpress), poderá ser mais difícil para os clientes encontrarem seu
site.
5)
Evite números e hifens
Motivo: Números e hifens geralmente não são compreendidos — as pessoas que ouvem
o endereço do seu site não sabem se você está usando um numeral (5) ou se ele
está por extenso (cinco) ou eles colocam o traço em lugar errado ou esquecem-se
dele. Se você necessitar que isso seja incluído em seu domínio, registre as
diferentes variações para fins de segurança.
6)
Valorize sua
marca:
Se o seu negócio já tem uma marca, a recomendação
é que o domínio seja igual ao nome da loja. Ter uma identidade única e
exclusiva é fundamental para se diferenciar da concorrência e ser lembrado
pelos clientes.
Mas se, por algum motivo, o endereço não
estiver disponível você pode optar por usar termos relacionados à sua área de
atuação.
Por exemplo, se você tem uma loja de doces
chamada Delícia, você pode optar pelo domínio docesdelicia.com ou
doceriadelicia.com.
Na hora de escolher quais termos usar, peça
uma ajudinha aos buscadores. Usando o Google Trends, por exemplo, é possível
saber quais são as palavras mais buscadas pelos internautas na hora de
pesquisar sobre um tema.
É possível comparar, por exemplo, as buscas
por “doces” e por “doceria” e descobrir qual termo é mais popular
7)
Seja simples:
Quanto mais curto
e simples for o domínio, melhor. Evite palavras muito longas e difíceis de
soletrar, consoantes em excesso ou siglas que não sejam fáceis de pronunciar.
Endereços longos e complicados podem levar o cliente ao erro – e o erro, neste
caso, significa vendas perdidas.
Tome cuidado
também com palavras estrangeiras. Imagine que você tem uma loja de doces online
e resolve dar a ela o nome de Delicious. Será que seu cliente vai saber
escrever o endereço corretamente na hora de digitar? Na dúvida, simplifique!
Por outro lado
é aconselhado abreviar muito seu domínio. Se não é possível ter um domínio
curto melhor que ele seja longo e claro. Exemplo: Melhor registrar um domínio
como bufaloseguranca.com.br do que bufaloseg.com.br. Pois é muito mais
memorável alguém gravar o nome inteiro do que ficar na dúvida da abreviação
.
8)
Aja rápido
Os nomes de domínio vendem rapidamente. Felizmente,
eles também não têm custo alto, portanto registre seus nomes de domínio
favoritos assim que possível.
Esperamos que as
dicas sejam úteis, e em breve novas cartilhas surgirão não só no objetivo de levar
conhecimento ao nossos clientes quanto estratégias para obter mais resultado
com seu site.
Um abraço a todos
Rodrigo S. Paula - NET EMPREENDIMENTOS