Os filtros de spam são ótimos para evitar e-mails que nunca pedimos. Mas quando queremos enviar uma newsletter aos nossos clientes, esses filtros se tornam um obstáculo, pois por muitas vezes marcam incorretamente a nossa newsletter como spam.
Não existe mágica para evitar que isso aconteça (pois cada filtro tem a sua própria configuração), mas aqui estão dicas para minimizar o problema.
Nunca envie diretamente pelo seu sistema de webmail e muito menos por um programa cliente de e-mail como por exemplo o Ms Outlook.
Utilize de um sistema de e-mail marketing como por exemplo o Mailchimp que está muito completa, e tem uma versão gratuita para envio de até 12000 e-mails para 2000 e-mails cadastrados.
Em nosso blog tem uma postagem que instrui a iniciar nesta plataforma. Clique aqui para ver a postagem.
Agora segue dicas, siga-as rigorosamente:
Não envie mensagens que os seus clientes não pediram
Esta é a razão número um para os seus emails caírem no spam. O facto de serem seus clientes ou contatos não implica que todos tenham dado autorização explícita para receber a sua newsletter.
Se a enviar sem a permissão deles, pode ter a certeza de que vão clicar no botão “spam”. E quando isso acontece, os ISP (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.) tendem a bloquear a sua newsletter para todas as outras pessoas. Pior ainda, podem queixar-se a instituições anti-spam e colocar o seu domínio numa lista negra!
Então nunca saia cadastrando e-mails por sua própria conta sem o consentimento do destinatário; pois caso o fizer não reclame que seus e-mails normais também estejam caindo na caixa de spam dos seus cliente e até mesmo seu domínio seja bloqueado por instituições reguladoras de domínios, datacenter ou blacklist.
Envie conteúdo que seja interessante e pertinente para os seus clientes
Mesmo quando você lança a newsletter só a quem pediu expressamente para a receber, os ISP estão sempre atentos ao interesse que as suas comunicações geram nas pessoas. Se elas NÃO abrirem e clicarem na newsletter, os ISP podem filtrá-la para o spam nos próximos envios.
Chama-se a isto “reatividade” (engagement) e é uma das estatísticas mais importantes para o sucesso do seu e-mail marketing! Por isso, tente sempre criar conteúdos que sejam realmente interessantes e úteis para os seus clientes e que os incentivem a abrir e clicar e não somente divulgar seu nome, seu serviço e ou uma promoção e preços.
Limpe a sua lista de e-mails
Sempre que você enviar a sua newsletter para e-mails desativados ou inválidos (um comportamento típico dos spammers) os ISP podem penalizá-lo e bloquear futuros envios.
Portanto, é fundamental remover da lista todos os e-mails que já não estejam a ser usados (os chamados bounces). Não saia enviando e-mail para destinatários que você nem sabe se o e-mail ainda está ativo ou até mesmo exista.
Se não quiser removê-los à mão, uma plataforma como o próprio Mailchimp faz a limpeza de soft bounces e hard bounces automaticamente e também insere um link onde as pessoas podem clicar caso queiram remover-se da lista. Quanto mais limpa a sua lista, mais reativa e bem comportada ela se apresenta perante os ISP. Melhor será a taxa de entrega direta na caixa de entrada.
Não envie conteúdo que se confunda com spam
Antes de lançar a sua newsletter, confirme que ela não vai fazer disparar logo todos os filtros de spam! Embora cada filtro tenha as suas próprias regras, há algumas normas gerais a seguir.
- Não envie newsletters compostas só por imagens (tem de haver um equilíbrio entre texto HTML e imagens)
- Use código HTML bem formatado ex. não crie o HTML da news no Word ou no Photoshop
- Prepare sempre uma versão alternativa do e-mail em texto simples
Atenção à frequência dos envios
Mesmo que as pessoas queiram receber a sua newsletter, podem achar excessivo recebe-los todos os dias e marcá-lo como spam. Por outro lado, se faz envios menos regulares (ex. mensalmente), elas podem esquecer que assinaram sua newsletter e considerar que é spam.
Na própria newsletter, peça às pessoas para adicionar o seu remetente à lista de contatos
Mesmo seguindo todas as dicas acima, há sempre a possibilidade de alguns filtros demasiado agressivos meterem a sua newsletter no spam.
Para tentar tornear este problema, insira sempre uma frase num lugar bem visível do e-mail (ex. logo no início ) pedindo às pessoas para adicionarem o seu remetente à lista de contatos.
Desta forma, mesmo que elas vejam que a newsletter foi incorretamente para o spam, têm logo uma forma fácil de prevenir que isso volte a acontecer.
Concluindo; se você já tem problemas com seus e-mails serem considerados como spam, veja nossa outra postagem clicando neste link:
Faça os procedimentos e aguarde que os servidores antispam limpem seu domínio em suas listas de blacklist.
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